COIA adota inteligência artificial ‘Célia’ como assistente das reuniões

Publicação
25/11/2025 - 16:38
Editoria

Um novo integrante passou a compor o COIA, o Conselho Estadual de Inteligência Artificial. Na última reunião do órgão, foi apresentada aos conselheiros a Inteligência Artificial “Célia”, que em breve estará disponível para apoiar as discussões do colegiado.

Desenvolvida pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), a Célia é um Sistema de Inteligência Artificial Assistente (SIAA). O objetivo é que a nova IA atue como uma assistente do conselho, oferecendo análises, simulações, avaliações e sugestões aos membros.

O secretário da inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, explica que para um conselho de inteligência artificial, é importante que o órgão adote a utilização da ferramenta para dar suporte. “A Célia representa um avanço significativo para o Conselho Estadual de Inteligência Artificial, chegando para nos apoiar tecnicamente. Com certeza ela vai trazer um fortalecimento importante para a discussão do conselho, ampliando nossa capacidade de análise.”

A adoção da ferramenta está amparada pelo artigo 26 do Regimento Interno do COIA, que estabelece as diretrizes e normas para seu uso no âmbito do conselho. A IA será usada com caráter exclusivamente consultivo, não tendo direito a voto, voz própria ou manifestações autônomas. 

Nas primeiras reuniões, a IA atuará apenas como ouvinte, etapa necessária para compreender a dinâmica do COIA e coletar informações para o treinamento inicial do seu algoritmo da ferramenta.

 

GALERIA DE IMAGENS