Com apoio do Estado e prêmio internacional, Hackathon no Show Rural abre inscrições

Maratona de desenvolvimento de ideias acontece entre os dias 8 e 9 de fevereiro durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel. São 75 vagas disponíveis, totalizando 15 equipes competindo pelo prêmio: uma missão com o Ecossistema de Inovação do Chile.
25/01/2024 - 17:16

Confira o áudio desta notícia

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Hackathon Show Rural Coopavel, maratona de desenvolvimento de ideias para o agronegócio. O evento acontece dias 8 e 9 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Estado.

O evento conta com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Celepar, e será realizado no Estande de Inovação da feira, na Arena Hackaton Paraná.

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de produtos inovadores que aumentem a eficiência do agronegócio, o tema do hackathon será “Movido pelo Agro - Inspirado em Você”, visando a criação de produtos tecnológicos reais para resolver problemas e desafios cotidianos do setor.

São 75 vagas disponíveis, totalizando 15 equipes competindo pelo prêmio: uma missão com o Ecossistema de Inovação do Chile. As inscrições ficam abertas até 7 de fevereiro, com inscrições que variam de R$ 140 (segundo lote) a R$ 175 (terceiro lote).

Os interessados podem se inscrever no site do evento, onde também está disponível o regulamento completo. Participantes de instituições de ensino e de programas de startup do ecossistema Iguassu Valley têm direito a 25% de desconto.

As equipes participantes devem ter no mínimo quatro e no máximo cinco integrantes de áreas distintas, como desenvolvedores, designers e negócios. Elas podem chegar previamente formadas ou ser montadas no início do evento.

A bancada de avaliação será representada pela Portugal Ventures, sociedade de investimentos em tecnologia, sediada no país europeu, que possui acordo com o Estado para prospecção de startups e projetos, além de membros da SEI e Celepar.

DINÂMICA – O Hackathon Show Rural Coopavel é uma competição de criação de ideias, onde as equipes deverão trabalhar para resolver os desafios apresentados pelas empresas e entidades do agronegócio do Oeste do Paraná, além de desafios do ecossistema de Inovação Iguassu Valley.

Depois de escolherem os desafios para resolverem, as equipes iniciam o processo de desenvolvimento dos protótipos dos produtos, e podem contar com o apoio de profissionais do agronegócio e de mentores especializados em inovação.

No final da maratona, as equipes apresentarão os resultados das produções e serão avaliadas por uma banca técnica que vai escolher os produtos com maior potencial.

SHOW RURAL COOPAVEL – O Show Rural Coopavel é uma das maiores feiras de agropecuária da América Latina. O evento acontece entre 5 e 9 de fevereiro, em Cascavel. Em 2023, a feira bateu recorde de público, com 384.122 visitantes e movimentou mais de R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.

Na edição deste ano serão 600 expositores de grandes empresas ligadas ao agronegócio. A previsão é que sejam injetados mais de R$ 200 milhões na economia de Cascavel e do Oeste do Paraná por causa do 36º Show Rural Coopavel.

Serviço:

5ª Hackathon Show Rural Coopavel