A Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná (SEIA), por meio do Núcleo Regional de Ponta Grossa, realizou na noite de quarta-feira (22) uma apresentação pública dos principais resultados, programas e metas da pasta. O encontro integrou a programação da Semana da Inovação e aconteceu na sede da Lions Startups, reunindo autoridades, acadêmicos, empreendedores e representantes de instituições parceiras do ecossistema tecnológico regional.
O secretário Alex Canziani ressaltou que a Semana da Inovação está sendo realizada com ações em diversas regiões do Estado. “É um trabalho importante por meio do Núcleo de Ponta Grossa, que demonstra a importância de termos uma rede de inovação capilarizada, atuando de forma próxima às universidades, às empresas e aos municípios”, afirmou.
Entre os participantes estiveram do evento estiveram o ex-secretário da Inovação e deputado estadual, Marcelo Rangel (PSD), o fundador e CEO da Lions Startups e da Odonto Excellence, Oséias Gomes, além de representantes da SEIA, do Senac Ponta Grossa, do curso de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estudantes do programa LionsDev.
Durante o evento, foram apresentados projetos que têm consolidado o Paraná como referência nacional em inovação e transformação digital. Entre as iniciativas, destacam-se o Conectividade Rural, projeto para ampliar a cobertura móvel de internet em áreas rurais do Paraná, o Desafio de Inovação: Bengalas Inteligentes, os resultados do projeto Óculos Amigo, o programa Talento Tech e a Carreta da Inovação, voltada à inclusão e capacitação tecnológica em diferentes regiões do Estado.
A programação também incluiu um painel sobre gestão de empresas de alta performance e os desafios da inovação no setor produtivo. O debate contou com a participação de alunos e professores dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Desenvolvimento de Software da UEPG, UTFPR e Lions Startups. A instituição anfitriã abriga atualmente nove startups incubadas e se consolida como um dos polos de inovação mais ativos dos Campos Gerais.
O deputado estadual Marcelo Rangel destacou a importância da integração entre tecnologia, gestão e formação profissional. Segundo ele, estes são pilares do modelo de inovação adotado pelo Governo do Paraná. O parlamentar, que recentemente liderou prefeitos do Paraná em missão técnica na Índia, visitando a empresa de tecnologia Tech Mahindra, reforçou o papel estratégico da inovação na formação de lideranças.
“Estou muito contente em conversar com jovens que estão se preparando para o futuro da administração. Mesmo com as transformações do mercado, os bons gestores continuarão indispensáveis. É essencial que estejam próximos da inovação, porque, embora se fale muito em tecnologia, ela só avança quando há pessoas capazes de liderar processos com visão e alta performance”, afirmou.
O empresário Oséias Gomes, referência nacional no setor de franquias, também enfatizou a importância da mentalidade inovadora na gestão moderna.
“A grande sacada de uma gestão de alta performance está na capacidade de aprender e desaprender. Tudo muda muito rápido — e o bom administrador é aquele que se permite reinventar, buscar novas formas de fazer e gerir”, ressaltou.
Representando o Núcleo Regional de Inovação de Ponta Grossa, Lucas Franco enfatizou o caráter público e participativo do evento.
“Usamos esse espaço, que nos foi gentilmente oferecido pela Lions Startups, para prestar contas à comunidade sobre o trabalho que vem sendo feito pela SEIA em todo o Estado. O Paraná é hoje referência em inovação e governança no Brasil e no mundo, com metas ousadas e uma equipe comprometida em ampliar esse protagonismo. Estar próximo das universidades, do Sistema S e das startups fortalece ainda mais esse ecossistema”, concluiu.
Encerrando o evento, o professor Rodrigo Adamshuk Silva, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac Ponta Grossa, ressaltou o papel da educação profissional na transformação do ecossistema de inovação regional.
“O Senac Ponta Grossa está inovando ao trazer problemas reais de órgãos públicos e privados para dentro da sala de aula, transformando desafios em soluções e novas startups. A instituição vem se tornando referência na formação de profissionais em inteligência artificial, inovação e empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento de Ponta Grossa e de todo o Estado”, afirmou.
Em Ponta Grossa, SEIA apresenta projetos em evento na Lions Startups



