Governo do Estado inaugura pontos de wi-fi público e gratuito em Irati e Palmeira

Ao todo, foram cinco pontos instalados por meio do Wi-Fi Paraná Inovador, projeto da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). A conexão do sinal possui tecnologia semelhante ao 5G, com 500mb de velocidade e capacidade para tráfego de mil usuários simultaneamente.
14/03/2024 - 16:18

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), inaugurou nesta quinta-feira (14) mais cinco pontos de acesso público à internet do projeto Wi-Fi Paraná Inovador nos municípios de Irati e Palmeira, nas regiões Centro-Sul e dos Campos Gerais, respectivamente.

O objetivo do projeto é levar inclusão digital para municípios que tenham maior dificuldade de conectividade por meio de uma rede gratuita. A conexão do sinal possui tecnologia semelhante ao 5G, com 500mb de velocidade e capacidade para tráfego de mil usuários simultaneamente.

Em Irati, são dois pontos na Praça Etelvina Andrade Gomes, localizada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. Já em Palmeira, foram três pontos instalados no Posto de Saúde ESF Vila Rosa.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, disse que o objetivo do programa é ampliar o acesso aos serviços de conexão à internet nos municípios, em especial nas áreas com menor desenvolvimento. “Levar internet pública e gratuita para a população significa democratizar o acesso à tecnologia. Neste momento, estamos fazendo testes com alguns pontos em regiões mais centrais, para depois levar o wi-fi para bairros mais afastados e com dificuldade de conexão”, explicou.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, celebrou a adesão do município ao programa. “A internet hoje é tão necessária em nossas vidas com suas inúmeras funcionalidades. Disponibilizar esse acesso aos iratienses vai melhorar muito os momentos de lazer, já que os acessos serão em pontos turísticos da cidade”, afirmou.

A instalação dos pontos de acesso nas duas cidades faz parte da primeira fase do programa Wi-Fi Paraná Inovador, que consiste na instalação do wi-fi gratuito em locais com grande circulação de pessoas, como praças, prédios públicos e locais mais afastados das áreas centrais.

Pato Branco, no Sudoeste, foi o primeiro município a receber o teste de conexão, com dois pontos de acesso na recepção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Cristo Rei. A UPA funciona 24h, com circulação de mais de 11 mil pessoas mensalmente.

A ideia é que na primeira fase, com os pontos de acesso instalados nos três municípios, seja possível mensurar a melhor localização e aproveitamento do sinal de wi-fi, além de monitorar as redes e os resultados e, assim, iniciar a segunda fase do programa, atendendo outras cidades.