Ideathon Paraná: alunos de Ponta Grossa apresentam ideias criativas em gestão pública

Foi a penúltima etapa da maratona de inovação estudantil promovida pelo Governo do Estado. Na categoria Ensino Fundamental, o projeto vencedor foi sobre educação digital. No Ensino Médio, a equipe que conquistou o primeiro lugar abordou segurança pública.
Publicação
27/11/2023 - 10:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Ponta Grossa recebeu a sexta e penúltima etapa do Ideathon Paraná, maior maratona de inovação estudantil do Estado voltada a alunos das redes de ensino pública e privada. Durante os dois dias de evento, cerca de 100 estudantes do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio, puderam desenvolver e apresentar ideias para projetos voltados para gestão pública. 

O tema do Ideathon Paraná é “Cidades Inteligentes”, abordando gestão pública dentro dos tópicos de saúde, segurança, economia local, educação digital, cultura e modernização dos serviços públicos. A iniciativa é da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Fundação Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), e prefeituras. 

Em Ponta Grossa, a equipe Techduc foi a campeã da categoria Ensino Fundamental II, com o tema educação digital. Já na categoria Ensino Médio, a equipe vitoriosa foi a Gralha Blue, com o tema de segurança pública.

A avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos é feita por especialistas em inovação designados pelo Sebrae-PR, definindo os vencedores. Eles recebem, além das medalhas, um curso de inovação e empreendedorismo. 

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, destacou a iniciativa do Estado com os municípios para fomentar a criatividade e inovação na educação. “É essa pedagogia, com metodologia ágil e resolução de problemas que gostamos de trabalhar com esses jovens. Que seja o primeiro de muitos”, disse.

A professora Luciana Aquiles Sleutjes, chefe de Núcleo Regional da Educação, também reforçou a importância dessa experiência para os alunos. “Para esses jovens foi uma oportunidade única para colocar a criatividade à prova. Queremos que a nossa cidade seja um exemplo de qualidade de vida. Eu tenho certeza que esses dias de maratona trouxeram muitas possibilidades para os estudantes”, afirmou.

ÚLTIMA ETAPA – A sétima e última etapa do Ideathon Paraná acontece entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Londrina, no Norte do Estado. As inscrições são gratuitas com limite máximo de 200 inscritos por município, sendo 100 por categoria. Confira mais informações AQUI.

PREMIAÇÃO – Na primeira semana de dezembro serão anunciados os vencedores estaduais de cada categoria. O resultado será publicado no site da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital e nas mídias sociais (@seiparana).

A avaliação será feita remotamente por uma comissão de jurados formada por representantes do Sebrae, Fundação Araucária e Secretaria da Inovação. Além do curso de inovação e empreendedorismo do Sebrae, cada aluno das equipes campeãs irá receber um tablet como premiação final.

GALERIA DE IMAGENS