Programa de Conectividade Rural do Estado começa a implementar ações durante o Show Rural 2024

Dentre as ações de curto prazo que serão realizadas pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, uma já foi implementada durante a 36ª edição do Show Rural Coopavel, com a instalação de provas de conceito de rede wi-fi no evento.
Publicação
08/02/2024 - 16:07
Editoria

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), iniciou o projeto de implementação de ações de curto prazo do programa de Conectividade Rural, durante o Show Rural Coopavel 2024, que acontece até o dia 9 de fevereiro no município de Cascavel, no Oeste do estado.

“As ações que estamos começando a implementar por meio do programa de conectividade rural não visam só a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessas regiões, mas também o avanço do setor rural e a otimização da produção agrícola”, explicou o secretário estadual da SEI, Marcelo Rangel.

Durante a feira de agronegócio, foram implementadas Provas de Conceito (POCs) de rede de wi-fi em parceria com a coordenação da Coopavel, com o objetivo de melhorar a cobertura de internet no evento, atingindo pela primeira vez 100% da área com acesso a internet.

Ao todo, foram duas POCs instaladas, uma de rede móvel 5G, e um wi-fi aberto instalado com a Prime Field/Q13, no estacionamento do evento para ficarem à disposição dos visitantes e da equipe de segurança.

“A instalação das POCs contribuiu para levar conectividade em áreas onde não existiam antes dentro do Show Rural. Conseguimos cobrir 100% do ambiente físico do evento com conexão de internet, então cumprimos com nossa meta”, comenta o diretor de Ecossistemas de Inovação da SEI, Giles Balbinott.

ENDEREÇAMENTO RURAL - Durante o Show Rural Coopavel, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, anunciou o lançamento do CEP Rural Digital, projeto que vai facilitar o acesso de serviços de saúde e de segurança pública em propriedades rurais do estado.

Pelo processo de georreferenciamento, serão emitidos códigos únicos e confidenciais indicando a localização exata da entrada das propriedades. Com isso, será possível a localização por aplicativos de navegação, como Google Maps e Waze, facilitando o acesso a elas.

O CEP Rural Digital também vai permitir que serviços particulares, como entregas de produtos e encomendas, cheguem com mais facilidade. A novidade vai proporcionar mais cidadania aos moradores das áreas rurais mais distantes.

Uma das principais dificuldades de quem mora em propriedades rurais mais distantes é o acesso a serviços na porta de casa. Para contornar essa dificuldade, o Estado vai prover endereço digital a todas propriedades rurais. A estruturação acontecerá ao longo de 2024.

PARCERIAS COM OPERADORAS - Dentre as ações do programa de Conectividade Rural do Estado que ainda serão implementadas estão parcerias com operadoras telefônicas para ampliar a cobertura de internet e telefonia móvel ao redor do estado.

A colaboração com a operadora TIM foi assinada na última quinta-feira (1º) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pela diretoria da empresa. O documento prevê a construção de 116 antenas de telecomunicação em 83 municípios, com um investimento de R$ 22 milhões até 2026 para a implantação das estruturas. A expectativa é que pelo menos 40 mil pessoas sejam atendidas diretamente e outras 2 milhões de forma indireta.

Outra ação é a cobrança das obrigações das operadoras na cobertura de áreas determinadas. Um mapeamento apontou 923 localidades sem cobertura, das quais 695 não têm obrigação de cobertura pelas operadoras.

GALERIA DE IMAGENS