As startups contempladas na segunda edição do Programa Anjo Inovador, promovido pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial do Paraná (SEIA), participaram nesta terça-feira (22) de um curso de capacitação sobre prestação de contas. O curso foi realizado na sede do Parque Tecnológico da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.
O objetivo é orientar as empresas selecionadas sobre os procedimentos técnicos e legais necessários para a correta utilização e comprovação dos recursos públicos recebidos. A prestação de contas é uma etapa essencial do processo de fomento, garantindo transparência, responsabilidade fiscal e segurança jurídica aos investimentos realizados pelo governo estadual.
“Estamos investindo em inovação com responsabilidade. Essa capacitação é fundamental para que as startups compreendam a importância da correta aplicação dos recursos públicos, garantindo transparência e segurança em todo o processo”, destaca o secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
A startup Icapiedu, dos empresários Gustavo Henrique e Amaury Dudcosch, que desenvolve soluções tecnológicas voltadas à prevenção e o enfrentamento do bullying nas escolas, foi uma das 80 startups selecionadas na segunda edição do programa. “Essa orientação garante transparência, segurança jurídica e eficiência no uso dos recursos, evitando erros que poderiam comprometer a continuidade do projeto”, afirma o empresário Gustavo Henrique.
CAPACITAÇÃO - Durante o encontro, foram abordados temas como: documentação obrigatória, prazos, estruturação de relatórios e tipos de despesas permitidas. O evento foi exclusivo para os representantes das startups aprovadas no edital da segunda edição do programa.
ANJO INOVADOR - Lançado em 2023, o Paraná Anjo Inovador é um programa pioneiro de incentivo financeiro público destinado às startups. Promovido pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, a iniciativa tem como objetivo promover um subsídio exclusivo para empresas paranaenses desenvolverem produtos, serviços, processos e soluções inovadoras em diversas áreas, visando impulsionar a inovação no Paraná.
Nesta segunda edição, foram selecionados projetos inovadores nas áreas de Cidades Inteligentes, Esportes, Inovação Social, Educação Inclusiva, Apoio à Inovação para Micro e Pequenas Empresas, Combate às Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável.