SMART CITY - Secretaria de Inovação realiza palestra no segundo dia do evento

Publicação
23/03/2023 - 20:39
Editoria

- Marcelo Rangel participou de plenária principal para falar sobre tecnologia e políticas públicas de inovação -

Por Rafisa Ramos

 

O Governo do Paraná, através da Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT) esta participando ativamente da Smart City Expo Curitiba 2023, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que está sendo realizado entre os dias 22 e 24 de março no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui). Na tarde de hoje (23), o secretário Marcelo Rangel falou com os convidados sobre tecnologias disruptivas ao encontro de políticas públicas.

“Tecnologias disruptivas como a inteligência artificial, a blockchain e a internet das coisas, tem o potencial de transformar diversos setores da sociedade, incluindo as politicas públicas. Usando a tecnologia para analisar grandes conjuntos de dados e extrair insigths valiosos, é possível se beneficiar para coletar dados sobre o comportamento e as necessidades dos cidadãos, e até mesmo prever tendências e identificar problemas emergentes antes que eles se tornem crises”, destaca Rangel durante a palestra.

 Durante todo o dia o stand, Smart Paraná, comandado pela SEIMT e parceiros, realizou atendimento aos visitantes e convidados, além de ações de networking e divulgação institucional, de produtos e/ou serviços. “No nosso stand estamos fortalecendo articulações e governanças dos ecossistemas de inovação do Estado. Trocando experiências e compartilhando boas práticas. Eventos como a Smart City leva a popularização da inovação para os municípios do Paraná, consequentemente para outras regiões. A intenção também foi entregar soluções para agilizar e desburocratizar os serviços prestados a população”, comenta o representante técnico da SEIMT, Giles Balbinotti. Ao todo, 11 ecossistemas realizaram apresentações.

 Amanhã (24) o stand continuará promovendo ações, os parceiros farão apresentações no formato talks, apresentando inovações desenvolvidas nos segmentos que atuam. Já os ecossistemas farão pitchs sobre as suas atuações e estratégias de desenvolvimento e inovação nas regiões que atuam.

 

SMART CITY

O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. A edição de 2022 reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 40 milhões em potencial de negócios.

 A entrada é gratuita para a área de exposição, que vai reúne dezenas de empresas apresentando produtos, serviços e as novidades em desenvolvimento tecnológico da área de cidades inteligentes.

GALERIA DE IMAGENS