O secretário da Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, participou nesta terça-feira (17) de uma reunião na sede da Ocepar, em Curitiba, para tratar do fortalecimento da vertical do agro dentro do ecossistema de inovação do estado. Durante o encontro, foi realizada a eleição dos gestores que irão liderar a vertical do agro do Sistema Paranaense de Inovação (SPI), governança responsável por acompanhar e orientar as ações estratégicas em todo Estado.
A vertical do agro surge no contexto do fortalecimento da governança do Sistema Paranaense de Inovação, que teve início em outubro de 2024, com a liderança da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e diversos órgãos e instituições. Participam da governança da vertical do agro instituições como Ministério da Agricultura e Pesca, BRDE, Fundação Araucária, UEL, UEM, Ocepar, Agroi9, Ageuni, Cocriagro, SEAB, IDR, FAEP, FETAEP, FIEP e SEBRAE.
"O agro é uma das maiores forças econômicas do Paraná e, agora, também passa a ter um papel estratégico dentro do nosso ecossistema de inovação. A criação dessa governança específica para o setor permite alinhar as demandas do campo com as soluções tecnológicas desenvolvidas no nosso estado. É a inovação chegando onde ela realmente faz a diferença: no desenvolvimento econômico, na geração de emprego, na sustentabilidade e na competitividade do agro paranaense", afirmou Canziani.
A governança do SPI tem como objetivo articular a atuação de órgãos públicos, universidades, empresas e organizações da sociedade civil em todas as hélices da inovação – governo, academia, setor produtivo e sociedade. A proposta é construir um ambiente mais dinâmico, colaborativo e eficiente para a ciência, tecnologia e inovação no Estado.