Unioeste e Secretaria de Ensino Superior levam pesquisas e inovação ao Show Rural 2024

O evento começa no dia 04 de fevereiro e termina no dia 09. Alunos, professores e técnicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além de técnicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vão apresentar as principais iniciativas públicas na área da ciência.
02/02/2024 - 15:21
Editoria

Trator elétrico, carro movido a hidrogênio e equipamentos de pulverização estão entre os projetos que serão apresentados por alunos, professores e técnicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) na 36ª edição do Show Rural Coopavel, o maior evento do agronegócio da América Latina. O evento começa no dia 04 de fevereiro e termina no dia 09. Essa será a maior participação da universidade no evento, que acontece "no quintal de casa", com docentes e acadêmicos pesquisadores prontos para receber os visitantes.

“Este é o terceiro ano seguido em que temos uma estrutura própria no Show Rural, um estande pronto para apresentar nossas pesquisas e tudo aquilo que criamos na universidade. É muito importante participar da maior vitrine tecnológica da América Latina, e principalmente, um evento criado e sediado em Cascavel. A Unioeste tem esse protagonismo regional e mais uma vez vai apresentar as ideias do agro e as novas tecnologias que estão em nosso DNA”, afirma o reitor da instituição, Alexandre Webber.

Projetos que serão apresentados:

- Desenvolvimento de Bioinsumos e Bioprodutos para a Cadeia Agroalimentar

- Paraná + Orgânico (o Estado é o maior produtor e certificador de alimentos orgânicos do País)

- Estação de Monitoramento de Qualidade do Ar

- Racionalização do uso de água na produção e na indústria de transformação do pescado

- Unioeste na Comunidade

- Projetos do Curso de Engenharia Agrícola

- Pós-graduação em Engenharia Agrícola

- Valorização Agronômica e Energética de Resíduos Orgânicos

- Mapeando o Futuro da Piscicultura no Paraná (o Estado é o maior produtor de tilápias do País)

- O Solo na Escola

- AgriTech Symbiosis

- Aplicações em saúde da cúrcuma e aplicações em saúde de uma proteína extraída do casulo do bicho-da-seda

SETI – Além da Unioeste, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) vai levar para a feira os programas Ageuni (agências de inovação das universidades estaduais) e Prime (que financia pesquisas acadêmicas com potencial mercadológico).

A Ageuni tem como objetivo incentivar o desenvolvimento socioeconômico por meio do estímulo à participação empresarial em programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento com as instituições de ensino superior e de pesquisa.

As iniciativas apoiadas pela Ageuni levadas ao Show Rural são:

- Ecodefense: desenvolve soluções tecnológicas simples e acessíveis de baixo impacto ao meio ambiente na agricultura.

- Plataforma Tecnológica do Vale do Genoma: o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC) apresenta a “metagenômica de solos”, um campo da genômica de análise do material genético de amostras de solo. Essa análise permite a investigação da diversidade genética e funcional de todos os micro-organismos, como bactérias e fungos, para direcionar o manejo do solo de forma mais precisa e assertiva.

- Natu.me: empresa que atua na Aromaterapia com produtos naturais. Ela está desenvolvendo estudos de aromaterapia em saúde animal.

- Bio 3: startup criada no Laboratório de Biotecnologia Microbiana da UEL.

Vitrine do Biogás do Show Rural promove experiência imersiva em propriedade rural sustentável

O Prime tem como objetivo transformar os resultados de pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para o mercado. O programa se baseia em capacitação e qualificação de pesquisadores, de todo o Paraná, em temas relacionados à validação de negócios.

Estarão presentes no Show Rural as seguintes iniciativas apoiadas pelo Prime:

- Startup Queijo Cumbuca: a iniciativa é voltada para a indústria de laticínios e consiste em um dispositivo para moldar os queijos em forma de recipiente para adição de outros alimentos, como massas, caldos e risotos. O projeto, foi desenvolvido pela tecnóloga em Alimentos Silviane Aparecida Tibola, da UTFPR de Dois Vizinhos.

- Alimento funcional simbiótico: desenvolvimento de um alimento lácteo contendo agentes probióticos, prebióticos e simbióticos a partir do reaproveitamento de resíduos, subprodutos e/ou coprodutos da indústria láctea. Possui potencial para o tratamento e prevenção de doenças.