Eletromobilidade

Observatório da Inovação publica primeiro relatório sobre estudos de eletromobilidade

VEJA O 1º RELATÓRIO DE ELETROMOBILIDADE DO OBSERVATÓRIO DA INOVAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ (FORMATO PDF)

O Observatório de Inovação do Estado do Paraná publicou o 1º Relatório de Uso de Frota Elétrica, documento inaugural do grupo de pesquisa, fundado pela Secretaria de Inovação, Transformação Digital e Modernização (SEI), com intuito de monitorar e analisar as tendências e impactos da transformação digital no governo e na sociedade. O relatório foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de especialistas, servidores da SEI e residentes técnicos da 2ª edição do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Restec Integre).

Em agosto, a SEI firmou uma parceria com a empresa NGN DISTRIBUIDORA DE VEICULOS LTDA, responsável pelos veículos da JAC Motors. O relatório usa como base a experiência de 19 servidores da secretaria que realizaram testes em três carros da marca.

A partir dos testes, a equipe do observatório fez a coleta de dados de desempenho e avaliação para entender os impactos da implementação dos carros elétricos na frota nos aspectos ambientais, sociais e de governança, com o objetivo de tornar o documento referência na adoção e avanço de práticas sustentáveis na gestão de frotas.
Dos 19 servidores que participaram da pesquisa, 88% acreditam que carros elétricos são uma inclusão valiosa e sustentável para a frota governamental, 85% reconhecem que os veículos são eficazes para a redução da emissão de poluentes. 

O secretário de inovação, Marcelo Rangel, ressalta a relevância da pesquisa para o desenvolvimento de políticas públicas que irão auxiliar na construção de um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado. “O relatório do Observatório de Inovação é uma ferramenta importante para a transformação, estamos empregando dados inteligentes para otimizar a alocação de recursos, atrair investimentos e desenvolver estratégias governamentais”, afirma Rangel. “Através de iniciativas práticas na eletromobilidade e na gestão sustentável, estamos liderando o movimento para eletrificar nossas frotas veiculares, reduzindo impactos ambientais e aprimorando a qualidade de vida da nossa comunidade”, complementa o secretário. 

No período de 1ª de agosto a 4 de dezembro, os três carros elétricos integrados à frota da secretaria percorreram 16.075km. Um mesmo carro abastecido com gasolina e percorrendo a mesma quilometragem emitiria o equivalente a 41,46 toneladas de CO², dessa forma, seria necessário plantar 255 árvores para compensar as emissões de carbono.

Além de analisar as perspectiva dos participantes da pesquisa na temática ambiental, o relatório demonstrou uma percepção positiva no quesito de economia de recursos. 70% dos colaboradores notaram que os carros elétricos são mais econômicos em comparação aos veículos tradicionais, e destacaram o valor da inovação e gestão sustentável da frota do ponto de vista financeiro. 

De acordo com o relatório, a integração de veículos elétricos na frota da Secretaria de Inovação representa um passo significativo rumo à sustentabilidade e à redução da pegada de carbono, além de estabelecer precedentes para outras entidades e setores que adotarem a medida.

O assessor técnico responsável pelo núcleo de pesquisa do Observatório de Inovação, Raphael Augusto Dotto, destaca que a publicação é um passo importante para a continuidade do relatório sobre eletromobilidade e gestão sustentável de frota do Estado. “Trabalhamos no relatório de acordo com os compromissos globais de sustentabilidade, como o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

AVANÇO EM ELETROMOBILIDADE - Atualmente o Paraná se destaca no âmbito da eletromobilidade, ocupando a segunda posição no ranking nacional de veículos leves 100% elétricos, com 1.792 veículos na frota paranaense, que representam 11,72% da frota nacional, atrás apenas da frota de São Paulo, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O Paraná também foi o primeiro Estado do Brasil a instituir o Dia da Eletromobilidade, criado por lei estadual e que já faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, sendo celebrado no dia 20 de outubro.

O Estado também se destaca por possuir uma das maiores eletrovias do país, conectando-o a outros estados e interligando-o na Eletrovia do Mercosul, em um projeto liderado pela Copel. A empresa expandiu ainda mais sua infraestrutura de recarga, que cobria 730 km da BR-277, estendendo suas estações para as rodovias BR-376 e BR-101, conectando as proximidades de Londrina, no Norte do Paraná, a Joinville, em Santa Catarina, interligando assim os dois estados. Com isso, a Copel agora oferece um total de 26 postos de recarga.

De 14 de agosto de 2022 a 13 de agosto de 2023, os carregadores da Copel registraram o total de 7.888 recargas, fornecendo uma quantidade substancial de energia, atingindo 153.088 kWh. Em termos de eficiência energética, considerando um veículo pequeno, que consome 14,5 kWh a cada 100 km percorridos, essa quantidade de energia é equivalente a uma distância de mais de 1 milhão de quilômetros.

 

  • carro eletrico