Em evento de direito administrativo, SEIA promove revista de Inovação e Inteligência Artificial

Durante o evento Inovação e Justiça com Perspectiva de Gênero, a Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária e Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA), promoveram a 3ª edição da revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública.
Publicação
03/07/2025 - 13:45
Editoria

Nesta quinta-feira (03), a Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) marcou presença no evento Inovação e Justiça com Perspectiva de Gênero, promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA) e pela UniBrasil.

O evento reuniu alunos e professores universitários para uma manhã de vivência interdisciplinar com profissionais do direito administrativo, abordando temas como poder judiciário, inovação e políticas públicas na gestão pública, inteligência artificial no direito e desafios regulatórios da plataforma.

No evento também foi promovida a 3ª edição da Revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública, publicação realizada pela SEIA, em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária e IPDA. A versão digital da revista pode ser acessada de forma gratuita pelo site da Editora Ithala. A versão física pode ser adquirida também no site da editora pelo valor de R$144,70. Todas as publicações do período também estão disponíveis no site da SEIA.

Segundo o secretário da Inovação, Alex Canziani, a parceria entre o Governo do Paraná e o IPDA trouxe como resultado uma revista inédita que permite a troca de experiências entre servidores públicos e sociedade. “A ideia é que essa revista possa contribuir com o dia a dia dos gestores públicos, pensando em como isso pode afetar positivamente para a criação de políticas públicas melhores que trarão benefícios para os nossos cidadãos.”

Lançada em 2024, a publicação tem periodicidade semestral. O objetivo é fomentar e divulgar pesquisas e estudos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação dentro do setor público, com artigos e relatos de experiências de servidores públicos e estudiosos da área, além de estudos de caso e entrevistas em profundidade. 

Em sua 3ª edição, intitulada “Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de CT&I”, a revista traz discussões acerca do uso dessas práticas para promover maior eficiência, transparência e impacto social para a administração pública. 

A presidente do IPDA, Adriana Schier, explica que a revista além de ser uma publicação pioneira no Brasil, por unir o poder executivo com um instituto de direito, se diferencia por trazer para além de artigos acadêmicos, artigos de opinião e estudos de caso que mostram na prática a aplicação de teorias. “O diferencial está nessa aplicabilidade prática e também multidisciplinar, com agentes do direito, mas também servidores de diversas áreas que querem demonstrar efetivamente o que está sendo feito no Paraná e como isso tem funcionado.”

Produzida em papel reciclado visando reforçar o compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental, a revista conta com xx artigos, distribuídos em 308 páginas. 

Entre as temáticas apresentada na publicação estão temas como Indicadores de Avaliação do NAPI Paraná Faz Ciência; Inteligência Artificial como Ferramenta Ambiental; Cultura Data Driven na Gestão Pública; Inovação e Qualidade em Cartórios; O Papel das Agências Reguladoras em Políticas de CT&I; Internet das Coisas no Paraná 2040; Execução Fiscal e Inteligência Artificial; Blockchain nas Contratações Públicas; Impacto Regulatório e Governança Inovadora; e Fomento à CT&I no Paraná.

 

GALERIA DE IMAGENS