SEIA dá início ao Programa Summer Fellow com estudantes internacionais de Stanford

Seis estudantes da Universidade de Stanford irão desenvolver atividades na Secretaria da Inovação nos próximos meses
Publicação
01/07/2025 - 17:57
Editoria

A Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) deu início, em junho de 2025, à primeira edição do Programa Summer Fellow, uma iniciativa pioneira no Paraná de cooperação internacional voltada à inovação tecnológica, transformação digital e inteligência artificial no setor público.

O programa recebe seis estudantes da Universidade de Stanford, da Califórnia, nos Estados Unidos, e outras instituições internacionais, que permanecerão no Paraná por períodos entre 4 e 8 semanas, com atividades previstas até setembro. A iniciativa conta com a parceria da Universidade de Stanford, Fundação Araucária, Tecpar, UTFPR e da Diretoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Londrina. 

“A proposta nasceu de uma articulação do professor Pedro Arcain Riccetto (Stanford), que identificou o interesse de seus alunos em vivências práticas em políticas públicas em países em desenvolvimento e entrou em contato conosco”, explica o secretário da Inovação e IA, Alex Canziani.

Os estudantes terão a supervisão do Diretor de Inteligência Artificial, Paulo Camargo Filho. “A ideia é que o projeto se torne uma política contínua de intercâmbio internacional, com foco na atração de talentos, fortalecimento do ecossistema de inovação e aprimoramento da gestão pública no Paraná, com foco em Inteligência Artificial”, afirma o diretor. 

Os fellows, oriundos de cursos como Ciência da Computação, Inteligência Artificial, Economia e Matemática, têm interesse em políticas públicas, inovação e desenvolvimento tecnológico. Durante sua estadia, atuarão diretamente na SEIA em projetos aplicados, visitas técnicas e pesquisas estratégicas, elaborando relatórios com propostas práticas para desafios reais da administração pública.

O estudante americano de Gestão de Ciência e Engenharia de Stanford, Omar Kamal Busaidy, 22 anos, comentou sobre a oportunidade. “Estou empolgado para poder trabalhar neste intercâmbio, principalmente na área de inovação em inteligência artificial. Agradeço pela recepção.”

As principais frentes de atuação dos estudantes incluem apoio à elaboração e implementação da política estadual de uso da inteligência artificial, atualização do Plano de Diretrizes de IA e regulamentação e execução do ambiente regulatório experimental (sandbox).

GALERIA DE IMAGENS