Conectividade Rural

LEVAR CONEXÃO PARA ÁREAS RURAIS

COORDENADA PELA SEI, em parceria com 17 órgãos públicos, além de operadoras e empresas de tecnologia.


O programa de Conectividade Rural do Paraná, é uma ação liderada pela SEI em conjunto com 17 órgãos públicos, entre secretarias estaduais, estatais e institutos, 15 players do setor privado, como operadoras e empresas de tecnologia, e mais seis entidades representantes da sociedade civil. O objetivo é entender as necessidades específicas de conectividade em áreas de difícil acesso e desenvolver soluções eficazes que atendam as demandas dessas comunidades. As estratégias englobam desde conexão à internet via satélite até ampliação de cobertura através das operadoras.

Em 2023, a SEI iniciou o processo de estudos e mapeamento para ampliação da conectividade em áreas rurais e remotas de baixo acesso à internet, realizando reuniões, encontros e workshops com os setores envolvidos, totalizando mais de 40 encontros, finalizados com um workshop validação de estudos e propostas. Atualmente, já estão sendo realizados testes para conexão de internet via satélite para auxiliar no atendimento de áreas rurais com baixa conectividade, além de parcerias com operadoras para ampliação de sinal em áreas com as demandas específicas. 

O programa de Conectividade Rural também já lançou em fevereiro de 2024 o CEP Rural Digital, projeto que vai gerar endereçamento digital a propriedades rurais, possibilitando o acesso exato por aplicativos de localização. Uma das principais dificuldades de quem mora em propriedades rurais mais distantes é o acesso a serviços na porta de casa. Para contornar essa dificuldade, o Estado vai prover endereço digital a todas propriedades rurais. A estruturação acontecerá ao longo de 2024.

  • conectividade rural
    conectividade rural
    conectividade rural
    conectividade rural