OTDGS - ÍNDICES

Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis de 2023 - O Paraná lidera o Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis de 2023, da consultoria Bright Cities, que avalia a sustentabilidade, inovação e eficiência dos maiores municípios do País. Ao todo, o ranking avaliou todas as 326 cidades com mais de 100 mil habitantes, mas para ranquear os estados a consultoria considerou as notas das três maiores cidades de cada unidade da federação. Os índices de Londrina, Curitiba e Maringá em mais de 40 indicadores deram ao Paraná o protagonismo, com nota 6,48. Na sequência ficaram São Paulo (São Paulo, Guarulhos e Campinas), com nota 6,31, e Santa Catarina (Florianópolis, Joinville e Blumenau), com nota média de 6,22.

O ranking leva em conta diversos fatores, como infraestrutura, segurança, bem-estar, dados de gestão pública, economia, habitação e acesso a serviços básicos. Entre os indicadores estão taxas de emprego, proporção de alunos por professores do ensino básico, dados de acesso à internet e telefonia móvel, número de patentes registradas e taxas de letalidade no trânsito, por exemplo. O ranking leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A ideia do levantamento é observar como as cidade estão impactando o bem-estar de seus habitantes, o meio ambiente e quais são as possíveis melhorias existentes.

Acesse o link completo: Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis de 2023
 

Observatório da Indústria
Segundo o Observatório da Indústria, o Paraná é o 4º estado mais competitivo na indústria do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Essa posição foi alcançada com uma pontuação geral de 6,18, numa escala de 0 a 10, sendo especialmente elogiado nas áreas de infraestrutura, inovação e mercado de trabalho. Na infraestrutura, o Paraná é o líder do ranking, com uma pontuação de 7,40. O estado possui uma excelente rede de rodovias, como a BR-116, que conecta Curitiba a São Paulo, e a BR-376, que liga Curitiba a Florianópolis. Além disso, o Porto de Paranaguá, o maior do Sul do Brasil, é um ponto forte no sistema de portos do estado.

Em relação à inovação, o Paraná ocupa a 3ª posição no ranking, com uma pontuação de 6,60. O estado possui um ecossistema inovador, impulsionado por instituições de renome como a Universidade Federal do Paraná e o Instituto Federal do Paraná. Empresas de destaque em tecnologia da informação e comunicação, como Positivo Informática, Semantix e Mobly, também contribuem para a posição favorável do estado. No mercado de trabalho, o Paraná está na 5ª posição do ranking, com uma pontuação de 6,00. A mão de obra qualificada e uma taxa de desemprego relativamente baixa são fatores importantes. Além disso, políticas públicas focadas no desenvolvimento do mercado de trabalho, como o programa Paraná Competitivo e o programa Paraná Empreendedor, têm impulsionado o crescimento econômico do estado.

Em resumo, o Paraná é um estado altamente competitivo na indústria. Sua infraestrutura bem desenvolvida, ecossistema inovador e mão de obra qualificada são os principais motivos para o seu destaque. Com o apoio de políticas públicas voltadas ao crescimento econômico, o Paraná continua a se destacar como uma força industrial no Brasil.

Acesse o link completo: https://www.observatorio.ind.br/

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria, divulgou a edição de 2022 do Índice FIEC de Inovação dos Estados. O estudo realizado desde 2018 analisa diversos aspectos do ecossistema inovador para cada uma das 27 unidades federativas do Brasil. O Índice FIEC de Inovação dos Estados é composto por duas dimensões (capacidades e resultados), as quais são formadas por um total de 12 indicadores, como Investimentos Públicos em Ciência e Tecnologia, Capital Humano, Infraestrutura, Produção Científica e Empreendedorismo. O objetivo da publicação é mensurar de forma quantitativa o desempenho relativo dos estados, de modo a identificar seus pontos fortes e fracos em termos de inovação e temas correlacionados. Conforme o estudo, São Paulo é o estado mais inovador do Brasil. Em seguida, aparecem os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Acesse o link completo: Federação das Indústrias do Estado do Paraná