Sistema Paranaense de Inovação (SPI)
A governança do SPI tem como objetivo articular a atuação de órgãos públicos, universidades, empresas e organizações da sociedade civil em todas as hélices da inovação – governo, academia, setor produtivo e sociedade. O intuito é construir um ambiente mais dinâmico, colaborativo e eficiente para a ciência, tecnologia e inovação no Estado. Como parte desse desenvolvimento setorial, a governança do SPI estruturou verticais estratégicas voltadas a áreas econômicas e sociais prioritárias.
A Vertical do Agro foi a primeira criada, com a eleição de gestores e a participação de diversas instituições públicas e privadas para promover inovação no agronegócio paranaense — setor importante para a economia do Estado — com foco em tecnologias emergentes que aumentem eficiência, sustentabilidade e competitividade no campo.
Em sequência, em janeiro de 2026 foi formalizada a Vertical da Saúde, oficialmente lançada em evento no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns em Curitiba, com o objetivo de modernizar o sistema de saúde por meio da digitalização e uso de tecnologias como inteligência artificial, telemedicina e soluções digitais, conectando demandas do setor público e privado a projetos inovadores e colaborativos.


