SEI inicia teste de conexão de internet via satélite em Guaraqueçaba

02/05/2024 - 11:07
Editoria

A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a Prefeitura de Guaraqueçaba, está realizando testes para levar conexão de internet via satélite ao município do Litoral. O projeto-piloto integra o Plano de Conectividade Rural, que está sendo desenvolvido pelo Estado para o atendimento de áreas rurais com baixa conectividade.

O ponto para os testes em Guaraqueçaba foi a Ilha de Medeiros, local onde a conexão de internet é quase inexistente via operadoras. O roteador instalado capta conexão via satélite, com alcance de 150 metros e capacidade de tráfego para mais de 200 pessoas, número próximo dos residentes da comunidade. O equipamento tem uma antena que possibilita uma conexão com taxa de transmissão de download de 40 Mbps.

Os testes serão monitorados por 90 dias na região para analisar a qualidade do sinal, a velocidade da conexão e navegação dos usuários. O acesso para população da região é gratuito, sem necessidade de senha.

O diretor de Ecossistemas da Inovação da SEI, Giles Balbinoti, explica que esta é mais uma etapa de testes em conjunto com a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), estatal federal vinculada ao Ministério das Comunicações.

“Em janeiro iniciamos as Provas de Conceito, conhecidas como POCs para monitorar o funcionamento da conexão via satélite. A ação em Guaraqueçaba é a segunda em conjunto com a Telebras, sendo um teste em uma área mais remota. Nos próximos três meses, a equipe técnica da Secretaria da Inovação vai realizar um relatório sobre a funcionalidade ou não da conexão”, explica o diretor da SEI.

O assessor técnico da SEI, Gabriel Brenny, acompanhou a instalação em Guaraqueçaba. “A comunidade ficou bastante envolvida com a nossa ação. Agora, vamos realizar o monitoramento com a operadora durante o período de testes”, explica.

Morador da Ilha de Medeiros, o pescador Nori do Rosário ressaltou a importância dos testes de conectividade na região. “A internet é muito importante para nós. Para educação, saúde, para a gente se manter informado. Até mesmo para fazer contatos com as outras regiões”, afirma.

CONEXÃO NO CAMPO – O "Plano de Conectividade Rural" do Paraná é uma ação liderada pela SEI e desenvolvida em conjunto com 17 órgãos públicos, entre secretarias estaduais, estatais e institutos, 15 players do setor privado, como operadoras e empresas de tecnologia, e mais seis entidades representativas da sociedade civil. O objetivo é entender as necessidades específicas de conectividade em áreas de difícil acesso e desenvolver soluções eficazes que supram as demandas dessas comunidades.

Além dos testes em conjunto com a Telebras, estão sendo realizadas Provas de Conceito com outras quatro empresas que fornecem soluções para conexão via satélite, em diferentes regiões do Estado. Os testes avaliam a viabilidade de infraestrutura tecnológica, custos, operação, logística, entre outras métricas para continuidade do plano.